Linhas de Pesquisa

A pesquisa transdisciplinar sobre as Metodologias Integrativas é indispensável, hoje, para aproximarmos a meta da universalização da cidadania através da participação nos âmbitos da educação e da gestão social via capacitação difusa e empoderamento. Para concretizar este propósito, vislumbramos as seguintes linhas de pesquisa:

___ 
Link de origem da imagem
1. ECOLOGIA DA COMUNICAÇÃO, PROCESSOS DE ESCUTA E DE DIÁLOGO, GESTÃO CRIATIVA DE CONFLITOS

1.1 Objetivos: aprofundar, teórica e praticamente, os mecanismos que regem nossa comunicação; descontruir as dinâmicas mecânicas do concordo-discordo; construir um referencial teórico capaz de valorizar as contribuições de várias fontes de inspiração (a sapiência indígena, as filosofias orientais e ocidentais) para redefinir as formas de olhar e interpretar o mundo; para identificar e disseminar métodos e instrumentos existentes e testados que nos permitam agir respeitando as diferenças, integrar ao invés de excluir, reconectar razão com emoção para a prática universal da cidadania e uma cultura da paz e da convivência.

1.2 Palavras-chave: Comunicação Dialógica; Escuta Ativa; Gestão Criativa de Conflitos; Rituais; Métodos e Práticas Comunicativas.


Link de origem da imagem
2. INTEGRAÇÃO DAS ARTES, DA PERFORMANCE E DO LÚDICO NOS PROCESSOS EDUCATIVOS E DE PARTICIPAÇÃO


2.1. Objetivos: Pesquisar modalidades de religação das dicotomias que tradicionalmente regeram o paradigma da ciência positivista: razão e emoção, ciência e arte, cultura e natureza. Reintegração dos hemisférios cerebrais, esquerdo e direito, e valorização das múltiplas inteligências humanas como recursos abundantes e subestimados. Reconhecer a criatividade e capacidade artística como direito próprio de cada ser humano, direito que permite ampliar os limites atuais da participação e da cidadania.

2.2 Palavras-chave: Religação de Saberes/Fazeres; Inteligências Múltiplas; Ampliação da Esfera Pública Via Expressão Criativa.


Equipe de Trabalho em Dinâmica de Grupo - Site Esoterikha
3. CONSTRUÇÃO, GESTÃO E DINÂMICAS DE GRUPO: A "PRESENÇA" NOS PROCESSOS ORGANIZACIONAIS E DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS


3.1 Objetivos: Indagar as modalidades de contrução e consolidação de grupos de várias naturezas; pesquisar metodologias integrativas para gerar visão, união, compromisso, capacidade de gestão de conflitos, adaptabilidade, resiliência, capacidade de responder às mudanças e de apreender com o contexto. Valorizar o que um grupo sabe sem que isso se torne uma gaiola. Desenvolver a capacidade de grupos e indivíduos verem uma oportunidade em cada crise.

3.2 Palavras-chaves: Presença; Escuta Ativa; Aprender a Apreender; Gestalt.

Link de origem da imagem

4. INOVAÇÃO METODOLÓGICA PARA A PRODUÇÃO DIALÓGICA E COOPERATIVA DO CONHECIMENTO

4.1 Objetivos: Uma visão não tecnicista de metodologia baseada numa reflexão epistemológica que discute paradigmas, visões de realidade, noções de racionalidade e da própria natureza do ator da ação social ou individual. A pesquisa nas Metodologias Integrativas objetiva complementar o paradigma da complexidade para a rejunção de todas as unidades partidas pela ciência positivista. O humano com a natureza, a razão com a emoção, a ciência com a arte, o saber acadêmico com o popular.

4.2 Palavras-chave: Complexidade; Metodologias Integrativas; Inteligências Múltiplas; Coerência entre fins e meios.

Link de origem da imagem
5. INTEGRAÇÃO CORPO/MENTE EM PROCESSOS DE TRABALHO E COMUNICAÇÃO NO CAMPO DA MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E DIVERSIDADE CULTURAL

5.1 Objetivos: Pesquisar modos do fazer artístico, encontros sociais e religiosos oriundos de conhecimentos africanos, indígenas e da cultura popular. Dando atenção especial à tradição oral, à forma própria de organização das ideias praticadas nos grupos, independentemente de sua inscrição numa estrutura linear, à presença da dança, do jogo e da brincadeira nas reuniões e processos decisórios. Esta linha de pesquisa pretende observar, registrar e compilar informações acerca do uso do corpo e do tempo de grupos e indivíduos que fazem uso de formas de organização no fazer artístico e social que não privilegiam unicamente o raciocínio lógico e organização do tempo linear.

5.2 Palavras-chave: Identidade Cultural; Memória, Patrimônio; Diversidade.
__

Um comentário: